A consciência ecológica e a constante preservação do meio ambiente também fazem parte dos objetivos da empresa. Por isso, a Multinjet tem um cuidado especial com a água utilizada no processo de pintura.
No tratamento da água, são retirados todos os sólidos que possam ser nocivos à natureza, para só depois ser liberada no meio ambiente.
Essa tarefa é o compromisso de uma empresa: preservar a qualidade de seus produtos e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio no ecossistema.
Com o objetivo de gerir e executar as operações relativas a despejos de partículas e resíduos de tintas nocivos ao meio ambiente, a Multinjet criou um sistema de filtragem destas partículas as quais são depositadas em um tanque de água, para serem eliminadas posteriormente através das trocas dos filtros, impedindo agredir o meio ambiente.
Tudo é feito dentro dos procedimentos previstos nas legislações ambientais, resultando em excelente desempenho devido à combinação entre equipamentos, produtos e profissionais, envolvidos no processo. Multinjet, em perfeito equilíbrio com o meio ambiente, seus colaboradores e comunidade.
Confira a reportagem da Revista Plástico Moderno, Agosto 2005
Outro complicador quando se fala em cromação do plástico é o impacto ambiental do processo. O processo gera uma grande quantidade de efluentes líquidos carregados com metais pesados que precisam ser tratados antes de descartados. O maior problema está no cromo. Tradicionalmente as galvanoplastias utilizam o cromo hexavalente no processo de tratamento de superfícies. É uma substância nociva à natureza, é cancerígena, afetando a saúde do trabalhador do setor.
Metalização – Este gargalo ambiental estimula a indústria do plástico a buscar alternativas fora da tradicional solução de cromação, como a metalização. O processo não utiliza o banho em soluções químicas, como na galvanoplastia. A metalização é feita por meio da aplicação de pré-verniz, agora para proteção.
"É um processo que não agride o meio ambiente e apresenta a metade do custo da cromação", diz Valmor Mari, diretor comercial da Multinjet, empresa gaúcha, de Caxias do Sul, que atua desde 1996 nesse segmento de mercado.
Outra vantagem da metalização é a maior gama de plásticos no qual pode ser aplicado. Além do ABS, o processo pode ser usado em PVC, polipropileno, poliestireno, policarbonato, acrílico e náilon. Ainda vem sendo adotada em aplicações para a indústria moveleira, de cosméticos, brinquedos e iluminação.
|